Por Washington Vaz
Fora da cereja do bolo que é o Hexagonal do Título do Campeonato Pernambucano, o América segue a sua “vida Severina” buscando seu lugar ao sol no Hexagonal da Permanência. O objetivo principal agora é não voltar ao inferno da Série A2 e quem sabe, buscar a última vaga restante para a Série D do Brasileiro, em 2018. E depois de uma derrota por 2×1 em casa diante do Serra Talhada, o América viu Toninho Cobra entregar o boné. Para o seu lugar, veio Roberval Ramos, que até pouco tempo era responsável pelas categorias de base do Santa Cruz. E com ele no comando, o Periquito foi lá em Vitória de Santo Antão e conseguiu um empate em 1×1 no Carneirão.
Nesta última quarta-feira, o América foi até Arcoverde para enfrentar o Flamengo. E entrando em campo ciente da necessidade de vencer, sabendo que ao final da rodada dificilmente não sairia zona da degola, já que o Afogados havia goleado por 5×1 o Atlético Pernambucano. Talvez por isso a cautela apresentada no primeiro tempo, com o time recuado e explorando os contra-ataques, dando aos donos da casa posse de bola durante boa parte do primeiro tempo. Sem vacilar, o esquema proposto cumpriu bem o papel, fazendo o tempo inicial terminar com um empate sem gols.
No tempo complementar, um América com os mesmos homens que iniciou a partida no Áureo Bradley, mas com uma postura totalmente diferente do que mostrou no primeiro tempo. O América atacou bem mais que o primeiro tempo, acuando os donos da casa. E a primeira oportunidade alviverde veio em uma cobrança de falta, acertando a trave de Geaze, arqueiro que até bem pouco tempo defendeu as cores do América no campeonato estadual e na Série D da temporada passada. O gol alviverde amadurecia a cada ataque criado e, aos 34 minutos do segundo tempo, a bola acabou sobrando para Silas, que recebeu e chutou forte na meta dos donos da casa. Foi o gol da primeira vitória alviverde neste segundo turno.
Com a vitória, o América soma quatro pontos na tabela. Embora na zona da degola com cinco pontos devido a vitória do Afogados diante do Atlético, o empate sem gols entre Serra Talhada e Vitória foi providencial para deixar a tabela de classificação embolada. Mesmo na penúltima colocação deste certame meia-boca, o América está somente com dois pontos de diferença para o líder Flamengo. E essa diferença pode diminuir domingo, com o Mequinha enfrentando em casa o Afogados, no Ademir Cunha. Cada jogo é uma decisão para sobrevivência.
Acompanhe a ficha completa com a linha do tempo clicando AQUI